Psicoterapia

Serviços

A Psicoterapia Psicanalítica procura respostas no passado da pessoa mas a sua orientação é sempre para o futuro, para a mudança de comportamento e para o alívio de sintomas. A compreensão dos motivos que conduziram ao sofrimento é o primeiro passo para que novos significados sejam estabelecidos. A partir daqui segue-se todo um processo de alargamento do auto-conhecimento, de melhoria da auto-estima, de aumento da capacidade para reconhecer e lidar com os sentimentos e as emoções, um aumento da capacidade para enfrentar as adversidades e os desafios da vida, uma melhoria na relação consigo mesmo e assim nas relações com os outros.

Sobre a Psicologia da Saúde:

Sabemos hoje que muitas doenças orgânicas têm origem, ou factor desencadeante, num desequilibrio emocional e/ou em comportamentos prejudiciais à saúde. Sabemos também como condições de doença crónica, aguda, terminal ou limitação física por acidente, perturba psicológica e emocionalmente a pessoa.

Proporcionar um espaço de escuta das angústias, dúvidas, medos e fantasias, capacita a pessoa para enfrentar os momentos difíceis da doença e do seu tratamento. A intervenção tem em vista um reequilibrio emocional que potencie a adesão e a resposta aos tratamentos, favorecendo assim a recuperação física. Visa também capacitar o doente para lidar com a sua doença, adaptar-se à sua nova condição ou limitação física, assumindo o controlo do tratamento e (re)assumindo o controlo e o sentido da sua vida. Aos familiares é dado apoio psicológico e orientações no sentido fortalecê-los enquanto principal fonte de suporte do paciente.