Bruxismo

Bruxismo, o que é? Porque ocorre?

O bruxismo é uma contração involuntária dos músculos mastigatórios que ocorre especialmente durante a noite. Pode ser ou não acompanhado de som (dentes ranger ou só aperto) ou de desgaste do esmalte. Estes são normalmente os sinais que são detetados por terceiros. O próprio pode sentir tensão na face, dor de cabeça, dor no ouvido etc. 

O bruxismo ocorre principalmente em crianças na idade
pré-escolar, adolescentes e em adultos. 

Bruxismo nas crianças

Na idade pré-escolar pode ocorrer por fatores fisiológicos devido ao desenvolvimento da mandíbula e face que ocorre nesta idade. Por isso, se for pontual e não apresentar mais sinais na criança não haverá motivo de preocupação. As crianças referem que sentem dor no ouvido, colocando a mão e assinalando a zona. Porém muitas das vezes o ouvido não tem nada, mas como está entre as zonas de pressão e logo junto à ATM (articulação temporo-mandibular) a sensação é percebida como sendo lá. 

Bruxismo, o que é?

Causas do Bruxismo

Porém, independentemente da idade, o bruxismo está associado a stress emocional ( raiva, medo, dificuldade de resolução de problemas etc). O sistema límbico é o principal responsável pelo desequilíbrio do sistema nervoso autónomo que coloca em prevalência o sistema simpático em situações de stress, passando essa informação de activação através do nervo trigémeo que activa todo o padrão muscular.

Ou seja, o aumento da tonicidade da musculatura da face e da sua activação, são na realidade uma resposta física a uma necessidade de libertação emocional. De acordo com estudos, associados a episódios de separação dos pais, medos, ou problemas na escola (bullying) como no caso da maioria dos adolescentes. 

Bruxismo

Reduzindo o Bruxismo: O Potencial da Osteopatia e Fisioterapia

A osteopatia e fisioterapia podem ajudar na componente mecânica do problema, libertando tensões musculares e fasciais e promovendo a mobilidade articular da ATM (articulação temporo-mandibular) mas também de todo o crânio cervical e ombros. A disfunção da ATM pode estar ou não presente nos casos de bruxismo, pelo que é aconselhada a avaliação por profissional (dentista, osteopata).

No entanto a abordagem é multidisciplinar, implica a ação de fisioterapia/osteopatia, psicologia e dentista. Só assim se aborda a problemática em todas as suas componentes. 

Para qualquer dúvida ou questão não hesite em contactar. 

Artigos Semelhantes