cicatriz

Cicatrizes, porque tratar?

Cada lesão da pele deixa marcas, sob a forma de cicatrizes. Se a lesão for apenas superficial ou pequena, (epiderme) é raro surgirem cicatrizes. No entanto, se uma grande extensão de pele for afetada ou se a lesão chegar às camadas profundas da pele, poderão surgir cicatrizes claramente visíveis que podem originar grandes limitações na mobilidade tecidular local e com consequências à distância (exemplo: cicatriz no tórax que limita a mobilidade do ombro).

Raramente se dá a devida importância Às consequências que as cicatrizes podem ter a nível local e global, e seu impacto inclusive na postura da pessoa e no surgimento de dores (exemplo: dor dorsal baixa por cicatriz abdominal que limitava a extensão da coluna).

Video antes da sessão de tratamento.

Sempre que a pele é sujeita a uma agressão, seja devido a acidentes, cirurgias ou doenças, o organismo tenta reparar esses danos, o mais rapidamente possível. No caso de lesões superficiais, as feridas podem ficar totalmente curadas sem deixar marcas e sem necessidade de qualquer tratamento profissional (ex: arranhões, queimaduras solares).

A formação de cicatrizes ocorrem por 3 fases:

1 – Fase de limpeza

  • Logo após uma lesão, a coagulação inicia-se, o corpo tenta parar o sangramento e, ao mesmo tempo, eliminar os germes e as bactérias da ferida, impedindo que entrem no corpo. Esta fase pode durar até três dias.

2 – Fase de granulação

  • Alguns dias após a lesão, o corpo, os vasos e o tecido começam a regenerar-se (tecido de granulação), com o objetivo de tapar a ferida o mais rapidamente possível.

3 – Fase de reparação

  • Alguns dias após a lesão, o corpo, os vasos e o tecido começam a regenerar-se (tecido de granulação), com o objetivo de tapar a ferida o mais rapidamente possível.

Entre o quinto e o décimo dia posterior ao surgimento da ferida começa a última fase – A ferida fecha à superfície. Nesta última fase inicia-se a formação da cicatriz. A fase de reparação pode prolongar-se por várias semanas e meses.



Os vídeos são da mesma pessoa mas com 1 sessão de intervalo. É a prova de como as cicatrizes podem melhorar mesmo passado algum tempo.

As cicatrizes que surgem na fase de reparação podem não causar apenas um problema estético. Nos pontos da cicatriz, a pele tem menos elasticidade devido a espessamentos, encolhimentos e endurecimentos.

Curisosidade:

O tecido cicatricial pode alterar-se até dois anos após o seu surgimento.

A mobilização tecidular aliada ao uso da Tecarterapia, feita por um fisioterapeuta, tem na nossa experiência tido resultados muito satisfatórios, quer na melhoria da extensibilidade e elasticidade do tecido e sua coloração, quer na redução de dor. Isto porque, através do aumento da circulação do sangue e redução do tonus do tecido conseguimos estimular e potenciar o processo de reparação em qualquer tipo de cicatriz (hipertrófica, quelóides, atróficas)

Seja qual for a origem da sua cicatriz, sugerimos que esta seja sempre avaliada.

Qualquer dúvida, pff contacte-nos.

Artigos Semelhantes